Informática aplicada a Educação
OBJETIVO: Verificar a importância do uso de recursos midiáticos em sala de aula analisando os desafios e os efeitos na educação do jovem atual.
JUSTIFICATIVA: O direito a uma Educação Informatizada, com recursos didáticos dos mais variados níveis, são questões centrais na formação de educados competentes e interessados.
INTRODUÇÃO: O acesso aos recursos tecnológicos está cada vez mais presente no dia a dia dos jovens estudantes. Tendo em vista este avanço faz-se necessário que as escolas possibilitem aos professores o acesso a tais recursos, com a finalidade de planejar e executar aulas significativas que prendam a atenção dos alunos com o que a de melhor em se tratando de recursos didáticos.
DESENVOLVIMENTO: A busca constante de novos recursos didáticos para despertar o interesse dos alunos tem sido um grande desafio para a maioria dos educadores. Uma das formas encontradas para suprir essa lacuna é utilizar a mídia como ferramenta para desenvolver atividades diversas desta maneira educadoras encontrou um recurso para prender a atenção dos alunos às aulas. Os recursos midiáticos possibilitam um trabalho interdisciplinar interessante que envolve o educando com o que de mais moderno possa existir no conceito de recursos didáticos. Carência esta que existe há mais de um ano a espera de solução que a secretaria se comprometeu em enviar assim que os equipamentos chegaram. A escola conta ainda com um retroprojetor, data-show, rádio com cd, televisão e aparelho de DVD. É notória “a riqueza” de recursos que a instituição dispõe, porém, o retroprojetor e o data-show não são de livre acesso aos docentes por razões que vão desde a excessiva quantidade de turmas por turno até o monitoramento demasiado pela direção destes equipamentos, os demais recursos estão à disposição do professor uma vez por semana, desde que não estejam estragados ou sendo utilizado pela equipe pedagógica, impedimento que afeta o bom desempenho das aulas resultando em defasagem na aprendizagem sendo na maioria das vezes o professor visto como ultrapassado levando a culpa que o sistema deveria levar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização do presente trabalho constatou o quanto é importante fazer uso de recursos tecnológicos como instrumento de apoio no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Não apenas no que se refere ao aprendizado concernente de um determinado tema, pois a informação é a energia que movimenta a vida em sociedade. Pessoas bem informadas e atualizadas estão mais próximas da verdadeira cidadania, pois conhecem sua realidade e possuem um maior poder de argumentação. A Escola deve ser o vetor que levará as informações a todas as classes sociais e, suscitando a verdadeira função do agente modificador da sociedade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
* FREIRE, Ana Maria Araújo. Pedagogia dos sonhos possíveis: Paulo Freire. São Paulo: UNESP, 2001.
* FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Vozes, 1985.
* _______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
* _______. Conscientização – teoria e prática da liberdade: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
* _______. Educação e mudança. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
* GADOTTI, Moacir. A educação contra a Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas.